História de Natal: Lenda de São Nicolau
Colocado por     17/12/2018 15:35:50    0Comentários
História de Natal: Lenda de São Nicolau


Pai Natal, Papai Noel, Santa Claus... São muitos os nomes que podemos chamar a uma das figuras que se tornou sinal de Natal. É uma das principais inspirações para os nossos Postais Digitais. Assim sendo, trazemos-lhe algumas das histórias do Santo que serviu de inspiração para a criação do Pai Natal e de certas tradições desta época, São Nicolau de Myra.


O Bondoso

Nicolau, um filho de cristãos abastados cresceu em Patara, uma cidade portuária localizada nos dias de hoje na Turquia, durante a segunda metade do SÉC. III. 

Diz-se que desde muito jovem mostrou ser generoso. Uma das suas histórias mais conhecidas fala sobre um comerciante falido, que não conseguia casar as suas filhas e estava tentado a vendê-las. Ao saber da situação, Nicolau passou junto da casa e atirou pela janela um saco cheio de ouro e prata, que caiu junto à lareira onde estavam meias a secar. Por conseguinte nasceu uma das tradições de Natal, pendurar a meia na lareira. E assim, graças a esse dinheiro o comerciante não teve de vender nenhuma das suas filhas.


O Protetor das Crianças

Tudo começou com um assalto pirata, à catedral de São Nicolau em Myra, no dia em que se celebrava o dia do Santo. Após assaltarem a catedral, ao passarem pela cidade, os piratas raptaram um pequeno rapaz para ser escravo.

Durante um ano o jovem foi escravo do líder pirata, sendo quem lhe segurava as bebidas.

No dia em que fazia um ano do seu rapto, a sua mãe não se quis juntar às celebrações em honra de São Nicolau devido à tristeza que marcava aquele dia. Ao mesmo tempo, Basilios, o jovem, estava a cumprir as suas tarefas quando, de repente, foi resgatado e abençoado por São Nicolau, que o levou até à sua cidade. De um momento para outro apareceu diante de seus pais ainda a segurar no copo de ouro do líder pirata. 

Este milagre foi atribuído ao Santo que após este acontecimento se tornou no protetor das crianças.

Imagem Atual

Nos dias de hoje, São Nicolau já não está na mente de muitas pessoas, muitos só conhecem o Pai Natal.

Um homem rechonchudo, velho de barbas brancas, vestido de vermelho, que guia um trenó guiado por renas mágicas. Esta personagem nasceu de uma acumulação de histórias e lendas que tiveram como origem a história de São Nicolau. Um dos fatores que mais ajudou na criação deste novo imaginário, foi o poema de Clement Clark More, intitulado “Um relato da vista de São Nicolau”. Já que fala dos meninos bem comportados e do depósito das prendas junto à árvore ou nas meias.



De seguida verá alguns dos nossos Postais inspirados pelo Pai Natal!

Postal Estático Pai Natal

Postal Animado Trenó Renas

Veja os nossos modelos, personalizáveis em grande parte dos aspetos e escolha aquele que mais lhe chame a atenção! Estaremos aqui para o auxiliar em qualquer fase da elaboração do seu Postal de Natal Digital.

Partilhar este artigo:

Comentários

Só utilizadores registados podem colocar comentários.